sexta-feira, 27 de junho de 2014

(Porto) 9ª Marcha do Orgulho LGBT e Semana Queer



Amanhã terá início na Praça da República, Porto, Portugal, a nona marcha do Orgulho LGBT+ nesta cidade. Está marcada para as 15:30 e o número de instituições a confirmarem representação tem vindo a aumentar a cada dia. No evento do facebook são já perto de 400 as pessoas que assinalaram que vão. A Feminista do Diabo também vai andar por lá.

A organização já divulgou uma fotografia da faixa que vão mostrar nas ruas do Porto. A mensagem é clara e específica! Co-adopção e adopção, vamos lá ver estas coisas com naturalidade.


Mais informações sobre a marcha na página do evento, aqui.

Apareçam também e arrastem pessoas convosco, sejam o amor, os amigos, os pais ou os filhos.



VIVA A SEXUALIDADE MULTICOLORIDA!

_____________________________________________



Amanhã terá também início a Semana Queer, com eventos a acontecerem todos os dias pela cidade do Porto e especial destaque para o último dia (dia 5), com a Marcha pela Igualdade e o Arraial Queer no edifício Axa.

Página de facebook da Semana Queer aqui.
Página do evento Marcha pela Igualdade aqui.
Página do evento Arraial Queer aqui.

e aqui fica o cartaz com o programa desta semana para lembrar que a sexualidade é fluída. 



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mulheres Demoram 13 Anos a Terminar Relação de Violência Doméstica

Mais um número assustador:

TREZE ANOS PARA VENCER 
LUTA CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



"Uma mulher vítima de violência doméstica demora, em média, 13 anos até terminar a relação e são as católicas aquelas que banalizam mais os actos violentos, concluiu um estudo sobre a caracterização das vítimas. 


O estudo, da autoria do psicólogo forense Mauro Paulino, surge no âmbito de uma tese de mestrado pela Universidade Nova de Lisboa e foi realizado através de entrevistas a 76 mulheres e análise de 458 processos da delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal. Esta investigação incide apenas sobre mulheres vítimas de violência conjugal na região de Lisboa e Vale do Tejo."

Fonte: Correio da Manhã.

Femen na Revista do Expresso

Elas querem marcar presença em Portugal e vão dando alguns passos nesse sentido. A primeira aparição a imprensa começa no jornal Expresso, na Revista que o acompanha, e não só lhes foi atribuído um grande destaque, com um artigo de sete páginas, como são também a capa desta revista. Já está à venda desde sábado e poderão adquiri-la até amanhã. 

Inna, a líder do movimento, com "FEMEN PORTUGAL" pintado no tronco nu e a bandeira de Portugal à cintura, não deixa dúvidas sobre as intenções das Femen em relação a Portugal. O jornalista é um homem que se perdeu com o pormenor da "beleza" de Inna, mas publicidade (seja boa, seja má) é publicidade, certo? Aparecem, divulgam, provocam.

Aqui ficam uns prints desse artigo sobre as Femen.:









Fonte dos prins da revista: Facebook Femen Portugal.


Qual é a vossa opinião 
sobre este artigo da Revista, 
sobre o movimento Femen em geral e 
sobre a potencialidade do surgimento das Femen Portugal?

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mutilação genital passará a ser investigada sem queixa

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer positivo a três projectos de lei (do PSD, do CDS-PP e do Bloco de Esquerda) para tornar a mutilação genital feminina um crime autónomo e de natureza pública.

Fonte da imagem: focandoanoticia.
Os projectos já estão em fase de discussão na especialidade. Quando a lei for publicada, o Ministério Público passará a poder abrir inquéritos sempre que tiver conhecimento de que uma menor foi mutilada na zona genital, sem precisar de queixa-crime da lesada. Exactamente como aconteceu com a violência doméstica quando passou a crime público.

"Até ao momento são conhecidos quatro inquéritos por factos que integram o conceito de mutilação genital feminina. Um desses inquéritos teve início no corrente ano", respondeu por escrito ao DN a procuradora Helena Gonçalves, assessora do gabinete da procuradora-geral da República (PGR). "A inexistência de um tipo de crime de "Mutilação Genital Feminina" (MGF) dificulta a obtenção de dados estatísticos objectivos, uma vez que o registo do inquérito se fará, à partida, por crime de ofensa à integridade física", referiu."


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Femen Portugal



Femen dá os primeiros passos em Portugal. Um dos movimentos internacionais de defesa dos direitos das mulheres com mais destaque nos media mundiais (em grande parte por causa dos seus protestos em topless com palavras de ordem escritas no tronco nu e coroas de flores na cabeça), inicia agora uma representação em Portugal. Surgiu primeiro no Twitter e depois no Facebook, e tem divulgado o papel das Femen a nível internacional, explicando a ideologia do grupo e mostrado alguns dos protestos já realizados pelas activistas. 

Poderemos afirmar que está perto de existir o grupo Femen Portugal? Bem, o logotipo já existe...


De qualquer forma, 
vale a pena acompanhar o que poderá surgir
 da criação de uma conta no Twitter e Facebook.

Aqui ficam os links:

TWITTER FEMEN PORTUGAL
FACEBOOK FEMEN PORTUGAL