Sobre

O blogue Diário das "Fêmeas" foi criado em 2010 inspirado pelo livro "O Segundo Sexo" de Simone de Beauvoir. Surgiu, assim, com o propósito claro de consciencializar, tal como aquele livro, a população para a existência de um machismo regente e de uma organização social misógina. Mais do que reflectir sobre o feminismo e teorizar sobre o activismo, no Diario das "Fêmeas" o foco é munir a população de consciência feminista, que é, de resto, a única arma de que qualquer pessoa precisa para lutar pela liberação das mulheres. Contra a discriminação, pela igualdade entre géneros!



Em 2013, chegou a altura de melhorar a imagem do blogue, atribuindo-lhe multiplas possibilidades e colocando o poder de navegação nas mãos de quem visita. Dá-se, assim, início a uma fase em que o Diário das "Fêmeas" aposta na diversificação de conteúdos e marca mais presença nas redes sociais.


Uma das principais alterações foi a criação de um menu onde se dá destaque a vários tipos de informação. No primeiro separador é possível aceder facilmente a todas as notícias publicadas no Diário e, no segundo, perceber melhor o que é isto do feminismo. Porém, uma das funcionalidades mais úteis será provavelmente a divisão de conteúdos por temas.


Neste menu, há ainda espaço para separadores para os diversos tipos de arte feminista; para agenda onde são anunciados protestos, eventos e um calendário feminista; e um separador onde é possível clicar para ver todos os posts onde a autora do blogue deu a sua opinião, enfatizando que à criação de conteúdos originais e críticos será dado mais valor. Ainda nos separadores é possível clicar em "Precisa de Ajuda?" e navegar até a uma página de contactos úteis criada a pensar nos vários tipos de violência de que as mulheres são vítimas, um trabalho que poderá ajudar muitas mulheres a rejeitarem a passividade perante as agressões que sofreram ou ainda sofrem.