quinta-feira, 13 de outubro de 2011

«Prostituição está a aumentar em Portugal»


A crise está a levar cada vez mais mulheres a recorrer à prostituição. Associações de Lisboa e Coimbra, ouvidas pela TSF, dizem que nunca se assistiu a uma situação tão grave.

Há mais de 40 anos que Inês Fontinha, a directora da Associação "O Ninho", acompanha prostitutas e tenta tirar mulheres das ruas de Lisboa. À TSF, a responsável confessou que nunca viu uma situação igual à que se passa hoje.


«Neste momento estamos a viver uma crise muito mais acentuada do que vivemos na década de 80 e a prostituição está a aumentar de forma preocupante», afirmou Inês Fontinha, acrescentando este aumento não se reflecte apenas na prostituição de rua mas também «em apartamentos e bares».

A associação encontra cada vez mais prostitutas com origem na classe média, entre os 30 e os 40 nos. A culpa é da crise, defendeu Inês Fontinha.

«A partir de 2010, temos notado um acréscimo significativo de mulheres na baixa etária dos 30/40 anos, o que não é uma situação muito comum. Este empobrecimento leva a que as mulheres recorram à prostituição para poderem ter meios de subsistência», explicou a directora da Associação "O Ninho".

Um cenário que se repete em Coimbra, onde se contaram mais de 400 prostitutas e prostitutos em apenas nove meses, mais do que em todo o ano passado. Martinha Silva é directora da equipa de intervenção social do projecto "Ergue-te", que também acompanha prostitutas.

«Durante o ano de 2010 atendemos mais de 400 pessoas em contexto de prostituição e este ano já ultrapassamos este número, ou seja, tem havido de facto um aumento significativo da prostituição. Há muitas pessoas de outras nacionalidades, mas em termos de portugueses temos notado também um aumento significativo», referiu Martinha Silva, acrescentando que as mesmas «identificam o recurso à prostituição com uma situação económica mais difícil».

Quem tenta ajudar as prostitutas sublinha: este é sempre um último recurso das mulheres com dificuldades económicas.


FONTE: TSF

1 comments:

Então quer dizer que se o numero de prostitutas tem vindo a aumentar devido ás dificuldades económicas, será que apenas elas é que têm dificuldades? Então os clientes não devem ter e quer dizer que a crise não é para todos, certo?

...e fora as milhares dos anúncios do correio da manhã e do record, que não estão na rua. Infelizmente acho que isso nunca vai acabar.

Enviar um comentário