segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Deixo-vos esta imagem, de uma vítima de violação


Ainda há umas semanas discutia aqui nos comentários com um leitor, que insistia no facto de as mulheres deverem vestir-se de forma "apropriada" para não serem violadas, violentadas ou assediadas. Reparem:

  • «Conheço gajas que se vestem de forma provocante e que depois têm a lata de perguntar porque é que os homens olham para elas, como se elas tivessem mel. Isso não é sonsice? Ou será estupidez?»
  • «que é um facto que as mulheres que se vestem de forma provocante despertam mais a atenção dos possíveis predadores sexuais, lá isso é.»
  • «Achas que um predador sexual vai-se interessar mais por uma mulher que não mostra nada ou por uma mulher que mostra tudo e mais alguma coisa?» «Uma coisa é o direito de as mulheres se vestirem como bem entenderem, outra é quererem descartar-te das respectivas consequências.»
  • «Salvo algumas excepções, tipo na praia ou no carnaval, as mulheres devem vestir-se com discrição!»
  • «Eu nunca disse que a culpa era da mulher agora é preciso saber onde é que se anda e como se anda. Chama-se bom senso!»
  • «Não se esqueça que vivemos numa sociedade semi-tradicionalista e que por ser assim vê sempre a mulher como a vítima e nunca como a agressora. Existem muitos homens presos por causa dessa mentalidade.»
  • «mas especialmente no ocidente há mulheres que não sabem se vestir de acordo com as situações. Quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele e quem pensa ao contrário deve julgar que o mundo é cor de rosa e que o rei é a Hello Kitty.»
  • «Vou-lhe dar uns exemplos que confirmam a minha opinião: Dou aulas de inglês a 10º ao 11º ano e já me canso de ver as pitas (e outras já bem mulherzinhas) que se vestem sem decoro algum, que provocam e depois todas as semanas chegam queixas ao CD da escola por parte delas a dizerem que foram apalpadas e/ou assediadas nos intervalos.»
  • «Algumas não têm culpa mas outras têm culpa e muita.»
  • «Felizmente que mais tarde elas já começam a se vestir como mulheres decentes mas eu gostava que já na adolescência elas tivessem esse discernimento.»
  • «Isto é uma crítica também para as lojas de roupa da moda. É uma vergonha entrar na Zara, na Bershka e outras lojas que até no inverno estão repletas de coleções de roupas com decotes, pouco tecido, transparências, sweats largas que deixam o soutien à mostra, calções de ganga que não são calções, mas sim umas autênticas fraldas que mostram quase tudo, influenciando negativamente as miúdas para que se vistam como umas galdérias de esquina. Vergonhoso no mínimo, quando dizem nas etiquetas que é para idades de 14-16 anos (decotes???)»
  • «eu não penso que a culpa seja da mulher.»
  • «Os homens não têm que ter atenção ao que vestem como as mulheres porque essa questão não é sociológica mas sim de natureza e lutar contra isso é ridículo
  • «sugeria que as mulheres também fossem educadas nesse sentido, indo para a escola ou para o trabalho vestidas decentemente, pois não é dado novo que em outros tempos haviam muito menos assédios e violações que hoje, o que está a acontecer hoje é a BANALIZAÇAO DO ASSÉDIO»
  • «Um dia que eu tenha filhos, garanto-lhe que não se vestirão como rappers ou prostitutas.»
Enfim... Eventualmente desistiu de "argumentar". Aliás, podem ver as minhas respostas e tudo o resto aqui.

Mas a seguinte imagem explica tudo na perfeição, apenas com uma frase:


«Preciso do feminismo porque as pessoas dizem-me que eu devia estar AGRADECIDA por o meu violador ter querido fazer sexo comigo.»

A culpabilização e a ridicularização da vítima têm de acabar. É nada mais do que triste, ridículo e de uma agressividade psicológica incomensurável e despropositada a alguém que já está em profundo sofrimento. Em resumo, É CRUEL.


6 comments:

Eu sou mulher e concordo com algumas coisas que esse leitor diz, como concordo com algumas respostas que deu a ele. Tudo faz sentido ou deixa de o fazer, sempre de acordo com os contextos, mas dizer logo que ele é machista por defender bom-senso ou discrição, acho exagerado.
O homem machista é aquele que actualmente vive dos benefícios do feminismo, aquele que pode tratar a mulher como objecto, usar e deitar fora e ainda achar que é normal.

Nem machistas nem feministas!

Boneca de trapos: parabéns por teres conseguido elencar tantos dos mitos sobre a violação. Infelizmente, as teorias do «Blame the victim», ou do «it's a perfect world» (as pessoas têm o que merecem) têm falhas, as quais já foram claramente identificadas pelos/as seus/uas críticos. Infelizmente, milhares de mulheres que, por sinal andam longe daquilo que alguns/mas dos/as teus/uas leitores/as chamam o «bom senso», são agredidas sexualmente todos os dias. E, por falta de bom senso entenda-se, andar... sei lá... na rua; que é, digamos que... um espaço público? Ah, por vezes, aliás, muitas vezes, estão... em casa, leia-se: na delas. Realmente, que outra coisa merecem essas galdérias que se vestem sem decoro e se atrevem a andar no espaço público? Castigo!
Estes argumentos - de rudeza e simplificação inqualificáveis - esquecem uma coisa básica: existe uma coisa chamada lei (embora haja gente que goste de se esquecer disso), e, sim, a lei prevê atenuantes para todos/as, logo um/a agressor/a também pode ter atenuantes - MAS NÃO as relacionadas com o comportamento da vítima (leia-se: a roupa que ela vestia, ou se estava no meio da estrada a vender serviços sexuais, ou a pedir boleia, entre outras) ou a relação com a vítima (leia-se: marido ou equiparado, namorado), tivesse promovido a conduta criminosa. Digamos que, o facto de um banco não ter um polícia à porta também poderá ser um factor propiciador de um assalto. Contudo, digam lá: isso é tido como atenuante na altura do julgamento do/a ofensor/a? É que, nas mentalidades do it's a perfect world os crimes contra o património são mesmo mais importantes do que os crimes contra as pessoas, ou melhor, do que os crimes contra as mulheres (para algun/mas estas ainda não são pessoas).
Quanto ao feminismo. Enfim, talvez uma consulta a um dicionário resolvesse o problema de algumas mentes confusas.
Já agora, sou mulher, mas gosto mesmo de pensar em mim como um Ser Humano, e que se fosse homem pensaria exatamente na mesma: teria vergonha de qualquer pessoa que agredisse sexualmente outra e acharia que essa pessoa envergonha toda a sociedade! E que qualquer pessoa que JUSTIFICA o ato de agressão é cúmplice de uma mentalidade que permite e que, com frequência, promove uma cultura de violência contra as mulheres, o que é absolutamente lamentável.

Acho que esse senhor é um Personal Shopper frustrado. Ou então foi um falhanço como Designer. Esperemos só que não tenha filhos. Ah, mas tem razão numa coisa: os rappers não se vestem bem. :P
Piadinhas à parte, parabéns, porque é preciso ter estômago para tantos comentários disparatados. :) E acho excelente ideia que os exponhas, pode ser que decidam ter vergonha na cara e pensar antes de escrever palermices. Eu não queria prolongar muito, até porque já respondeste de forma brilhante, mas era só para dizer à primeira pessoa que comentou, que vai na cabeça dela uma grande confusão de conceitos. Tânia: primeiro leia sobre o assunto e depois fale.

Obrigada pelo trabalho que tens feito! Muitas mulheres ainda não perceberam que também lhes estamos a fazer "um favor". Baby steps..

(comentário recuperado de 22 de Janeiro de 2013)

Tânia, para mim não depende do contexto. Nenhum homem, em circunstância ou contexto algum tem o direito de violar uma mulher, muito menos tem o direito de ser desculpado pela forma como ela se veste ou de culpar a violada. A mulher até pode ser nudista, naturista, prostituta, trabalhadora do sexo, que continua sem culpa nenhuma de ser violada.

E não entendo realmente o que quer dizer com o segundo parágrafo. A única coisa que o feminismo defende é a liberdade da mulher, e que cada uma tenha a liberdade de ser como é. Pura e simplesmente isso. (lembro, como já o fiz dezenas de vezes neste blogue que feminismo não é o oposto/antónimo de machismo).

De resto, esse "bom-senso e discrição" é a melhor arma do machismo e da sociedade conservadora. Lembro-lhe que nos países muçulmanos "bom-senso e discrição" é usar burka e não mostrar nada. Portanto, é tudo um problema de mentalidades e dos olhos de quem vê, não da aparência de quem é olhado.
A mulher deve vestir-se como quiser e bem entender, e não segundo as leis do bom-senso, da moral ou da discrição (ainda estou para entender o que é isso da "discrição", porque se eu sair aqui com uma espécie de burka laranja florescente não serei com certeza discreta, mas estou toda tapada ;) ).

(comentario recuperado de 26 de Janeiro de 2013)

Ceridwen: é bom receber um comentário positivo, neste blogue, onde toda a gente vem comentar em desacordo, arrogância e às vezes juntam tudo e acompanham com ameaças. Muito obrigada pelo teu comentário e por completares na perfeição o que tentei expor. Não poderia estar mais de acordo contigo! bem-haja!

(comentário recuperado de 12 de Maio de 2013)

Baby steps indeed! Muito obrigada Ana pelo comentário. É bom sentir algum apoio por aqui :) É bem verdade, infelizmente, muitas mulheres preferem defender os homens que as oprimem a ver as coisas como elas são...

Enviar um comentário