quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Feminismo e Marianismo

A propósito do questionário que coloquei no Diário das "Fêmeas" e que esteve aberto até ao dia 31 de Dezembro de 2010 e de alguns comentários e opiniões, venho clarificar o que não é o feminismo.

Quero apenas deixar a ideia de que Faminismo, apesar de se opor (na medida em que luta contra) ao machismo, não é o oposto do machismo. A mulher feminista não visa uma vigança nem anseia a superiorização ao homem.  A mulher feminista não é aquela que tem a vontade de inverter a opressão masculina transformando-a em opressão feminina. A mulher feminista quer cessar a opressão masculina, dando lugar à igualdade entre géneros.

Essas mulheres, que se acreditam superiores ao homem não são Feministas, são Marianistas.

Alguns locais a visitar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marianismo
http://feministactual.wordpress.com/2008/03/22/marianismo-como-critica-exasperada/
http://www.paracleto.net/marianismo_no_espiritismo.php



4 comments:

De facto as que chama de marianistas sempre defenderam que a mulher é moralmente superior ao homem bla bla bla
e curiosamente os homens concordaram com elas , mas na hora do vai-se ver quem continua com as redeas do poder são eles, os moralmente inferiores bla bla bla
por isso sempre que vejo feministas sobretudo as feministas da diferença a baterem nesta tecla, fico possessa.

Óptimo post, Boneca de Trapos! :)

Também me farto de explicar isto às pessoas que constantemente me perguntam se eu tenho alguma faca e vou aí andar a matar homens, só porque sou feminista. Ok, as marianistas também não matam homens mas está imbuída aqui aquela ideia errada, da qual já falaste e bem, de as feministas odiarem os homens.
Não sei se já escrevi isto aqui no blog algures mas, sempre que me perguntam se sou feminista, respondo que sou e que sei o tipo de feminista que sou mas que tenho quase toda a certeza que os nossos conceitos não são idênticos e, aí, convido a pessoa a explicar o seu.

É preciso acabarmos com estes mal-entendidos. As feministas sempre lutaram e mostraram preocupação pelos Direitos Humanos. Continua a ser injusto e ofensivo o que dizem de nós.

(comentário recuperado de 3 de Fevereiro de 2011)

Eu concordo com isso Rita. E na verdade, as marianistas são supostamente religiosas e a Bíblia defende que as mulheres sejam submissas aos homens, o que é algo contraditório. Mas o meu objectivo ao colocar isto aqui é simplesmente para explicar que o feminismo não visa nem acredita na superiorização da mulher. Nós apenas lutamos pela igualdade e somos muitas vezes acusadas de sermos vingativas e de querermos inverter a patriarquia a nosso favor e isso não é verdade. Eu, como mulher feminista, não me considero superior ao homem, nem fisicamente, nem moralmente, nem intelectualmente.

(comentário recuperado de 7 Março de 2011)

Obrigada Ana :)

De facto, é razão para o fazeres.
Julgo que a maior parte das pessoas pensa erroneamente que somos uma espécie de grupo radical. Mas o que mais me chateia é as pessoas não procurarem saber mais e continuarem a pensar que o somos e transmitirem directa ou indirectamente esse preconceito a outras pessoas.

Enviar um comentário