sexta-feira, 30 de setembro de 2011

a defender a "igualdade", contra o "feminismo"! ... como?!

Por momentos pensei que estava a ler o FacebookLeaks.

Nota: eu conheço pessoalmente o "machista 1". Por isso, escondi a identidade de todos os intervenientes. No entanto, asseguro-vos de que isto é real e que pode ainda ser encontrado no facebook.


Aviso: a leitura do que se segue pode causar sérios problemas psicológicos.




Mas isto faz sentido para algum dos meus leitores? não há comentário possível...


11 comments:

A sério...estas pessoas não só não sabem o que é o feminismo, como são completamente quadradas e andam a espalhar o seu quadradismo por aí.
Infelizmente, também conheço o machista 1.

Homens são homens, de esquerda, direita ou centro, ignorantes e cultos, ricos e pobres todos perceberam muito bem o que é o feminismo e o que o feminismo significa: a perda do privilegio de que gozam por razão única e exclusiva de pertencerem à confraria masculina. É este precisamente o tema de reflexão no meu blog hoje.

Isso não é feminismo, as pessoas acham que as feministas são egoístas que querem matar bebés e apenas usufruir os seus direitos. Não é isso. O mundo melhorou para nós, é verdade, mas os homens, uma parte, ainda não aprendeu a respeitar-nos. E nos países árabes? Elas sofrem muito e vivem no passado!

Olha eu queria que visses este vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=mV3IR94zXac

São ambos ignorantes. Eu repudio machistas mas também não gosto de feministas malucas pois acho-as iguais a eles. Tudo deve ser bem ponderado. Homens e mulheres têm que ser iguais, excepto no que alguém referiu e bem "no que é geneticamente diferente". Para além disso há coisas que me passo, tipo a cena do cavalheirismo que ainda existe em alguns homens, certas feministas mais extremistas levam isso a mal, parece que preferiam levar com uma porta na cara, em vez de gentilmente deixarmo-as passar primeiro, ou umas palmadas nas costas tal qual os homens quando se cumprimentam.

É estas coisas que eu não entendo nas feministas, tipo a minha namorada eu trato-a com cavalheirismo e ela gosta e não é nenhuma "Maria" e sabe bem distinguir as coisas.

Olá, só vi que respondeste agora. Bem, eu concordo na generalidade com a tua visão sobre este assunto. Desconhecia o termo "femista" e na net tem pouca coisa sobre isso.

No entanto, existem aspectos culturais que não devem ser confundidos com machismo. Por exemplo apesar de estar um pouco fora de moda essa coisa de abrir a porta do carro e ajudar a sentar, etc, para mim era ridículo enquanto homem ter uma mulher que me fizesse esse tipo de "gentilezas" especialmente se estivessem outras pessoas a ver. É senso comum e não machismo.

Acho que as feministas às vezes pegam nas causas erradas para se manifestarem. Eu enquanto pessoa que promove a igualdade apenas desejo que elas sejam tratados de igual forma a nivel politico, económico e social. É uma vergonha ver que as mulheres continuam a ganhar muito menos que os homens fazendo as mesmas coisas, para além de a nivel laboral estarem menos protegidas (gravidez, etc) e áreas onde não é tradição trabalharem (construção civil, metalúrgica, mecânica, transportes, pesca, etc) que têm pouca representação na politica (também por falta de interesse delas), em órgãos sociais, nas empresas, etc, mas já existem muitas mudanças, por exemplo elas já são o dobro dos homens no ensino superior entre outras coisas. Há muito para fazer mas muito tem sido feito tb.

Uma questão: Imagina que engraçavas com um tipo apesar de não se conhecerem muito bem, e ele convidava-te para um jantar às luz das velas. Ia-te buscar a casa, abria-te a porta do carro, ajudava-te a sentar no restaurante, esperava que pedisses primeiro, servia-te a bebida, etc. Calculo que pela tua posição nunca mais sairias com ele, tendo por base que o comportamento dele era na tua opinião, um comportamento machista. Estarei errado?

E quanto a mimos femininos, falo por mim, gosto desde que não sejam exagerados em público.

Estou ainda meio jbiewvfuve com este post, como pode uma mulher se dizer de mulher e ser contra o femeninismo?? Será que não entendem que o femeninismo não pretende de maneira nenhuma enfrentar os homens mas lutar pela igualdade que nos foi negada e ainda é? Embora o levem ao extremo as vezes.
Portanto se eles podem nos catalogar como juri de um concurso porque não podemos nós? Depende da mulher e do seu bom senso.
Esta guerra dos sexos nunca levará a nada, o homem nunca terá o periodo ( se bem que a minha mente ja esta aberta pra tudo ) e a mulher... nunca será como o homem, a menos que decida ser mesmo homem nao é.
Por isso esta guerra é inutil, lutar contra os direitos sim agora guerrinhas como estas da do

(comentário recuperado de 30 de Setembro de 2011)

dou-lhe toda a razão, adilia. mas pior do que a resistencia do homem para ficar "no poder" são as mulheres machistas que os apoiam e que estao, nao só contra o feminismo, mas tambem,em ultima instancia, contra si próprias. é lamentavel...

(comentário recuperado de 2 de Outubro de 2011)

é bem verdade victória! Motivos para a existência actual do feminismo não faltam... o pior é que muita gente não sabe o que é o feminismo. julgam que é o directo oposto do machismo e não poderiam estar mais enganados.

(comentário recuperado de 11 de Outubro de 2011)

olá afonso. muito obrigada por todos os seus comentários!! =)

bom, cabe-me explicar que existe muito a ideia errada de que o feminismo é o oposto do machismo e que, tal como o machismo, é uma ideologia radical. Tal nao corresponde de todo à verdade. As feministas querem igualdade, querem ser olhadas com respeito, como seres capazes e não como «fêmeas» dóceis, frágeis, femininas e vítimas. [Ao contrário, existem as FEMISTAS. As femistas sim, são directamente o oposto ao machismo e é uma posição da qual discordo totalmente e para a qual nao encontro fundamentos.] Mas voltando à discriminação feminina... toda a gente gosta de se sentir mimada de vez em quando especialmente pela pessoa que ama. No entanto, o que não compreendo nos homens é que esses mimos têm, segundo a perspectiva deles, de ser unilaterias. Isto é, a mulher recebe os mimos e não os dá/retribui ao homem. consegue arranjar-me uma justificação não machista para isto? =) às vezes são pequenas coisas que nos indiciam as discriminações maiores. Eu não me iria sentir lisonjeada se um homem me fosse abrir a porta do carro ou me ajudasse a sentar numa cadeira, e isto, sobretudo, se ele não aceitasse que eu retribuísse da mesma forma. Mas por exemplo, sobre o deixar a mulher passar à frente numa porta ou na entrada de transportes públicos.. Por vezes aceito, pois, a maior parte das vezes sou a primeira a deixar as pessoas (independentemente de ser homem ou mulher) passarem à minha frente. Com certeza que haverão várias perspectivas para tudo isto, mas imagino que compreenderá a minha. :)

(comentário recuperado de 21 de Outubro de 2011)

Afonso, tenho de discordar de ti. Machismo e cultura não são coisas distintas. o Machismo faz parte da nossa cultura. Logo, desde aí, os teus argumentos não são muito válidos. compreendo o que querer dizer, mas continua a ser uma visão um pouco machista do mundo. Estás de acordo com os bons costumes. Já pensaste no motivo que te leva a achar «ridículo enquanto homem ter uma mulher que me fizesse esse tipo de "gentilezas" especialmente se estivessem outras pessoas a ver»? bem, eu posso adiantar um. O homem julga-se mais forte do que a mulher e, por isso, mais capaz. Se a mulher fizesse isso ao homem (a mulher que é mais 'frágil' do que o homem) e sobretudo em público seria como se ele estivesse a admitir que é tão ou mais frágil do que a mulher. Isso e a história do "boys don't cry"... enfim... vai tudo dar ao mesmo. Como te expliquei, isto não é uma "causa" (muito menos uma "causa errada") são questões (de facto) menores que indiciam uma discriminação geral e maior. Tento que compreendas que, se dizes isto: «Eu enquanto pessoa que promove a igualdade apenas desejo que elas sejam tratados de igual forma a nivel politico, económico e social.», não te podes limitar a dizer (e muito bem) o que disseste a seguir. Se a mulher, mesmo que em circunstâncias romanticas, é tratada como inferior e frágil, então não está a ser tratada de igual forma a nível social. Não sei se me faço entender mas, não é por estares a fazer bem à tua namorada/mulher que isso não a discrimina. A melhor das intenções não basta ;)

Já sobre a questão que me colocas, só posso dizer que estás certo. Provavelmente essa pessoa iria perder todo o interesse para mim. E esta é a minha mais sincera justificação. Não me sinto lisonjeada com esse tipo de comportamento. Sou pouco romântica nesse sentido e, aliás, os filmes românticos de Hollywood aborrecem-me. Para mim, o início de uma relação é algo completamente diferente e que não precisa de "homens perfeitos" que me tratam como uma "princesa".

De qualquer forma, gosto de ver que tens algum interesse sobre este tipo de assunto e é de louvar que tenhas sensibilidade suficiente para perceber a existência de diversas discriminações da mulher. É raro :)

Enviar um comentário