quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Padre italiano diz que forma como mulheres se vestem pode provocar criminosos


«Pietro Corsi causou polémica em Itália ao apelar às mulheres que reconsiderem a forma como se vestem, pois arriscam-se a provocar criminosos e a serem vítimas de violência.

A forma como algumas mulheres se vestem pode provocar instintos criminosos. A conclusão é de Pietro Corsi, um padre italiano de San Terenzo, e esteve defendida numa mensagem colocada na porta da sua igreja durante o Natal. A posição do padre causou polémica. O sacerdote, com remorsos, pediu a demissão.

“As mulheres com a sua roupa reduzida, que se afastam da vida virtuosa e da família, provocam instintos e devem fazer um exame de consciência: 'O que procuramos?'”. A frase é uma das retiradas de uma mensagem colocada por Pietro Corsi à porta da igreja de San Terenzo, no dia de Natal, e que foi divulgada nos media italianos.

A posição do padre suscitou críticas na sua paróquia e a polémica alargou-se a todo o país. Este ano, em Itália foram assassinadas118 mulheres.

O escândalo levou o bispo de La Spezia, Ernesto Palletti, a ordenar que fosse de imediato retirada a mensagem da igreja de San Terenzo, argumentando que as afirmações ali sustentadas atentavam contra o sentimento de condenação da violência sobre as mulheres. O bispo disse ainda existirem “motivações inaceitáveis que vão contra o sentimento comum assumido pela Igreja” sobre estes assuntos.

Pietro Corsi retirou a mensagem da porta da sua igreja. Na manhã desta quinta-feira tomou também a decisão de renunciar às funções de pároco. “Após uma noite de insónia devido à dor e aos remorsos suscitados pela justa polémica” causada pela sua “imprudente provocação”, Don Pietro Corsi decidiu abandonar o sacerdócio. O padre deixou ainda um pedido de desculpas, “as mais sinceras, não apenas a todas as mulheres ofendidas” pelo seu texto, mas também a “todos os que se sentiram ofendidos” pelas suas palavras.»

FONTE: Público On-Line


Mas quando é que acaba a história de que os homens são vítimas porque caem na "tentação" de violar uma mulher? Quando é que a mulher vai deixar de ser considerada culpada e de se sentir culpada por ser violada? Roupas "reduzidas" ou não, nenhuma de nós quer ser violada ou morta, mas queremos ter o direito de nos vestirmos como bem entendermos. O perverso é o violador ou feminicida, não a mulher "de roupas reduzidas".

8 comments:

http://24.media.tumblr.com/cf1a5a0d07dde60b0cccbcc8f4c645fa/tumblr_mfk2oz5kqw1r53bjuo1_500.jpg

O que esse padre disse é verdade e só não concorda com ele quem é anti-cristão.
Conheço gajas que se vestem de forma provocante e que depois têm a lata de perguntar porque é que os homens olham para elas, como se elas tivessem mel. Isso não é sonsice? Ou será estupidez? É como eu digo, que é um facto que as mulheres que se vestem de forma provocante despertam mais a atenção dos possíveis predadores sexuais, lá isso é.

Achas que um predador sexual vai-se interessar mais por uma mulher que não mostra nada ou por uma mulher que mostra tudo e mais alguma coisa? Uma coisa é o direito de as mulheres se vestirem como bem entenderem, outra é quererem descartar-te das respectivas consequências. Salvo algumas excepções, tipo na praia ou no carnaval, as mulheres devem vestir-se com discrição!

Qual machista? Isto é a realidade!

Eu nunca disse que a culpa era da mulher agora é preciso saber onde é que se anda e como se anda. Chama-se bom senso!

"a mulher até pode ser uma prostituta, que nenhum homem, em nenhuma parte do mundo, tem o direito de a violar ou matar."

Vá dizer isso a fundamentalista/tarados e aguarde pela resposta.

"mas imagine que uma mulher o vê na rua sem camisa e decide sodomiza-lo. a culpa é sua ou é dela???"

A culpa seria dela mas aposto que se fosse a tribunal quem perderia seria eu. Não se esqueça que vivemos numa sociedade semi-tradicionalista e que por ser assim vê sempre a mulher como a vítima e nunca como a agressora. Existem muitos homens presos por causa dessa mentalidade.

Eu lamento imenso o que aconteceu a essa jovem indiana e espero que apliquem a pena de morte por enforcamento a esses 5 violadores, pois a pena de morte é a única sentença que merecem (e assim aliviam o erário público com as despesas que iriam gerir caso fossem presos) mas especialmente no ocidente há mulheres que não sabem se vestir de acordo com as situações. Quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele e quem pensa ao contrário deve julgar que o mundo é cor de rosa e que o rei é a Hello Kitty. A maior parte das ocidentais, a atender pela maneira que se vestem seriam violadas na india ou noutro país desses a toda a hora.

Vou-lhe dar uns exemplos que confirmam a minha opinião: Dou aulas de inglês a 10º ao 11º ano e já me canso de ver as pitas (e outras já bem mulherzinhas) que se vestem sem decoro algum, que provocam e depois todas as semanas chegam queixas ao CD da escola por parte delas a dizerem que foram apalpadas e/ou assediadas nos intervalos.


Algumas não têm culpa mas outras têm culpa e muita. Só sabe quem anda por ali. Felizmente que mais tarde elas já começam a se vestir como mulheres decentes mas eu gostava que já na adolescência elas tivessem esse discernimento.
Isto é uma crítica também para as lojas de roupa da moda. É uma vergonha entrar na Zara, na Bershka e outras lojas que até no inverno estão repletas de coleções de roupas com decotes, pouco tecido, transparências, sweats largas que deixam o soutien à mostra, calções de ganga que não são calções, mas sim umas autênticas fraldas que mostram quase tudo, influenciando negativamente as miúdas para que se vistam como umas galdérias de esquina. Vergonhoso no mínimo, quando dizem nas etiquetas que é para idades de 14-16 anos (decotes???)

Enfim, este mundo está entregue à bicharada, só vos digo, abram os olhos que o mundo não é cor de rosa e os perigos estão logo ao virar da esquina!

Eu julgo que a aprendizagem tem de ser mútua mas você é algo insolente. Um comportamento não poderá nunca justificar o outro, e ao contrário do que entendeu eu não penso que a culpa seja da mulher.

Os homens não têm que ter atenção ao que vestem como as mulheres porque essa questão não é sociológica mas sim de natureza e lutar contra isso é ridículo.
Suponha que circula à noite numa zona considerada perigosa. Já pensou que se circular por lá da maneira que lhe apetecer isso poderá ser perigoso? Isso é se enfiar na toca do lobo.
Existem mulheres de tão revoltadas e agressivas que são, se pudessem sodomizar os homens como julgam que estes o fazem, o fariam todos os dias.

Concordo consigo que o problema é educacional e sugeria que as mulheres também fossem educadas nesse sentido, indo para a escola ou para o trabalho vestidas decentemente, pois não é dado novo que em outros tempos haviam muito menos assédios e violações que hoje, o que está a acontecer hoje é a BANALIZAÇAO DO ASSÉDIO o que prejudica toda a gente mas mais as mulheres. Quanto ao andar de burka eu não sou tão radical nem acredito que você quisesse andar com um penduricalho desses à cabeça e a questão é que nesses países ainda existem mais violações fora que até a pedofilia é tolerada socialmente pois o próprio Maomé "desposou" uma menina de 8 anos, diz o Al-corão, portanto esse mundo de bicharada não é aplicável ao que estamos aqui a falar.

Eu como professor já alertei o CD da escola para a pouca vergonha que é a roupa (ou a falta dela) de certas alunas e só é pena que as escolas não possam legislar individualmente e criar um código de vestuário para alunos e alunas por forma a que isto acabe. As empresas sim podem legislar sobre isso e a minha namorada, que trabalha numa das "100 melhores empresas para trabalhar em Portugal" diz que no 1º dia na empresa recebeu logo um email acerca da conduta de vestuário, que proibe os homens de andarem lá de tshirt, ténis ou calças de gangas e as mulheres de usarem decotes tanto nas blusas, como nas saias, terem as costas à mostra, etc. mas quando se propoe isto nas escolas vêem logo os pais dizerem que a escola é retrógrada e que esta é que deveria pagar os uniformes, esquecendo-se que existem muitos uniformes mais baratos que as mini-roupas que vendem na zara e na bershka. Hipocrisia!
Um dia que eu tenha filhos, garanto-lhe que não se vestirão como rappers ou prostitutas.

Deixo-lhe uma pergunta: Concorda com o uso de uniformes para ambos os sexos na escola ou não? Se você não concorda logo é cúmplice de todas esses problemas que bem alertou.

(comentário recuperado de 27 de Dezembro de 2012)

Ana Mafalda Rocha, fantástico! :) obrigada pelo contributo.

(comentário recuperado de 4 de Janeiro de 2013)

o seu comentário, Ricardo, é o mais machista que aqui já vi.

a mulher tem de acartar com consequências por se sentir bem???

e voltamos ao mesmo de sempre "a culpa é da mulher, não do violador"???

nao tem sequer noçao que a maioria das mulheres estão vestidas "normalmente" quando sao violadas???

a mulher até pode ser uma prostituta, que nenhum homem, em nenhuma parte do mundo, tem o direito de a violar ou matar.

mas imagine que uma mulher o ve na rua sem camisa e decide sodomiza-lo. a culpa é sua ou é dela???

e na praia ou no carnaval se se vestirem de forma "provocadora para os agressores" ja nao é culpa dela, e sim do violador???

que lógica é essa, Ricardo??

comentário recuperado de 5 de Janeiro de 2013)

e que tal ensinar o homem a não violar em vez de ensinar a mulher a não ser violada?? [isto não é da minha autoria]. Não veja só aquilo que lhe dão para ver.

Não disse que a culpa é da mulher, mas pensa claramente que é. E eu repito: nenhuma mulher quer ser violada. Elas não se vestem dessa ou de outra forma para agradar ou provocar os agressores.

Os homens têm que ter em atenção o que vestem e onde vestem para não provocarem agressoras a sodomiza-los?? Claro que não. Sabe porquê? porque as mulheres não sodomizam os homens como os homens violam as mulheres.

A raiz do problema está na educação que se dá aos homens. A nossa cultura continua a ser a do patriarcado, que os manda subjugar as mulheres. Mas isso é uma longa questão. Pergunto-lhe antes se: quando as mulheres se vestiam "decentemente", não haviam violações? E nos países onde o uso da burka é obrigatório, não há motivo para haver violações? Então não há lá violações, certo??

Quanto às suas alunas, uma vez mais, (partindo do princípio que as denúncias delas são verdadeiras) decote, saia, mini-saia ou vestuário algum justifica que a rapariga seja apalpada ou assediada contra a vontade. Se ela não quer, a culpa não é dela. Ponto final.

A mim parece-me que o senhor professor devia passar mais tempo a instruir-se do que a olhar para o decote das alunas.

e respondendo à sua exclamação inicial: a sua realidade é machista, então.

(comentário recuperado de 6 Janeiro de 2013)

adoro a forma como vocês pensam que argumentam utilizando FALÁCIAS.

"Os homens não têm que ter atenção ao que vestem como as mulheres porque essa questão não é sociológica mas sim de natureza e lutar contra isso é ridículo." obviamente falso. O homem veste-se "à homem" porque é educado assim; a mulher veste-se "à mulher" porque é educada assim. É cultural. É sociológico. Não há nada de natural e espontâneo nisso.

"Existem mulheres de tão revoltadas e agressivas que são, se pudessem sodomizar os homens como julgam que estes o fazem, o fariam todos os dias." E não podem porquê?? E Não fazem porquê??

"não é dado novo que em outros tempos haviam muito menos assédios e violações que hoje, " COMPLETAMENTE FALSO. O que não havia antes era a denúncia, porque esses actos eram tidos como normais, tal como a violência doméstica. O que alterou foi o aumento de denúncias, nao o aumento de casos. Um professor devia ter noção disso.

Quanto ao restante, pouco ou nada acrescenta. É mais do mesmo. Até em relação aos uniformes nao acrescenta nada de novo. Sou completamente contra os uniformes na escola porque trazem a despersonalização do indivíduo e castram as diferenças NATURAIS e consequente necessidade de expressão de cada uma das crianças. É como lhe disse, uma mulher, uma senhora, uma menina, (tal como um homem, um senhor, um menino) tem o direito de se vestir como quiser, onde quiser, sem ser incomodada por isso. Se os homens não se sabem controlar o problema está neles, não nelas. [Mas você continua a sugerir o contrário, embora o negue.]

Enfim... Isto: "Um dia que eu tenha filhos, garanto-lhe que não se vestirão como rappers ou prostitutas." demonstra muito bem a sua mentalidade. Com essa educação, com sorte terá mesmo uma filha prostituta e um filho rapper.

E faça o favor de não me insultar, chamando-me "sonsa", porque eu não o insultei. Obrigada.

Enviar um comentário