sábado, 30 de junho de 2012

As SlutWalks estão de volta: porque sair à rua de mini-saia não é um convite à violação


As galdérias marcham sábado e domingo no Porto e em Lisboa. Pela dignidade humana, contra a "rape culture".

[...]

Sem "dresscode", do Porto a Lisboa

Os objectivos são os mesmos, mas, este ano, o discurso "está mais refinado e mais inclusivo". Não há aqui "dresscode", atenção. As pessoas são convidadas a vestirem-se como querem, desnudadas ou não, "mais ou menos galdérias". "A ideia não é 'vamos fazer uma marcha estranha, vestidos de forma estranha' para chocar as pessoas. Este choque, quando aparece, é uma espécie de convite para que as pessoas se perguntem o que é convencional, se vermos uma mulher de mini-saia é realmente chocante."

Antes do protesto, há que ganhar energias. Por isso, no Porto a marcha é antecedida por um "piquenique galdério". O ponto de encontro é na Praça dos Leões, às 19h de sábado, 30 de Junho. O convívio tem um propósito: conversar, fazer cartazes e também "atingir uma faixa mais nova e também famílias", ressalva a organização. "Temos tido 'feedback' de mães que querem levar as filhas de oito ou dez anos para que elas ganham a noção do direito que têm de viver no espaço público como querem."

Segue-se a marcha propriamente dita, com partida marcada para as 22h no mesmo local. Até ao término na Praça D. Filipa de Lencastre, passa pela Praça Guilherme Gomes Fernandes, Rua Galeria de Paris e Rua Cândido dos Reis.

Em Lisboa, o protesto está marcado para domingo, 1 de Julho, às 15h. Começa no Largo de Camões e atravessa a Baixa até ao Martim Moniz. A organização espera centenas de pessoas nas duas marchas, mas, também por ter sido organizado principalmente via Facebook, prefere não precisar números.


FONTE: P3 - Público On-Line


5 comments:

Your site is really good and the posts are just wonderful. Thank you and keep doing your great work.

Um dia tenho de participar na Slut Parade! É uma ideia que devia merecer muito mais destaque nos media e não um pequeno apontamento no final do telejornal.

http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=19612

Isto é que merecia mais destaque na comunicação social e não tem. Porque é que as defensoras dos direitos das mulheres nao se revoltam com isto e só ligam a brincadeiras e "parades"?

(comentário recuperado de 5 de Julho de 2012)

LUNA Karenine, concordo plenamente!

(comentario recuperado de 10 de Julho de 2012)

J8, as pessoas parecem não entender que eu, este blogue, não é a comunicação social. Começa a ser incrivelmente repugnante que aqui venham com o único propósito de me acusar por não serem aqui tratados estes ou aqueles assuntos.

Nem sequer interessa o facto de eu ter o direito de tratar aquilo que muito bem me apetecer, porque na realidade, sempre que me acusam disso, eu ja aqui falei desses assuntos. Já aqui publiquei inúmeros casos do género do que me mostra. Casos como este acontecem TODOS OS DIAS naqueles países.

Se a comunicação social ou eu falássemos de todos esses casos, vocês iriam perguntar porque não falamos de outros temas que também são importantes.

Por favor, navegue um pouco por este blogue e perceba que 1. eu não tenho acesso a todas as notícias do mundo e 2. ser feminista não é estar sempre a olhar para o outro lado do mundo. Isso é muito fácil. E é uma cobardia.

Enviar um comentário